quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

TESTEMUNHO DO SENHOR JESUS - Lucas 8.19-21



4ª Aula - Data: 29/03/2015

ASSUNTO: TESTEMUNHO DO SENHOR JESUS

Textos Para Leitura: Gênesis 3.15 – Miquéias 5.2 – Mateus 2.1-2 – Lucas 2.25-51;

Lucas 8.19-21

 

Texto de referência: Lucas 2.46

 

 

“E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.” – Lucas 2.46

 

INTRODUÇÃO

 

Gênesis 3.15 é a primeira revelação de Jesus no Velho Testamento.

Adão e Eva haviam deixado de obedecer a Deus e ouviram a voz do inimigo de Deus.

Jesus é a semente da mulher que um dia viria a este mundo e esmagaria a cabeça da serpente. Por causa dos nossos pecados ele foi ferido na cruz do calvário.

 

João 1.14 diz-nos: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós…”.

É maravilhoso pensar no Senhor Jesus como homem, nascendo neste mundo.

 

 COMO SE DEU ESTE NASCIMENTO

Foi uma criança normal, mas teve um nascimento muito cheio de mistérios que foram se revelando. Uma criança muito especial.

Lucas 1.30-31 – Maria, uma serva de Deus recebeu do anjo a notícia de que ela teria uma criança muito especial.

Mateus 1.20, 21- O nome Jesus também foi anunciado por um anjo do Senhor num sonho que deu a José. Ele disse: “… não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Um outro nome de Jesus, o profeta Isaias profetizou há muitos anos atrás. Ele disse: “… Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será seu nome EMANUEL.” – EMANUEL traduzido é: Deus conosco. – Isaias 7.14 – Mateus 1.23

Foi um aviso sério, mas eles não deveriam temer.

 

 O profeta chamado Miquéias profetizou certa de 800 anos antes, escreveu sua profecia sobre Jesus:

Miquéias 5.2 – “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Vejam bem isto porque a profecia foi cumprida e testemunhada por homens que, dirigidos por Deus, tiveram uma visão de uma estrela e sabiam que, aquele que seria Rei dos Judeus, havia nascido.

Então eles vieram a Jerusalém e perguntaram onde estava esta criança que um dia seria rei. Bem, se irá ser rei, vamos direto a Jerusalém onde está o rei e ele deve saber.

 

Então saíram do oriente e lá chegaram e perguntaram:

Mateus 2.1-2 – “… Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente, e viemos a adorá-lo.”

Mateus 2.3 – O rei Herodes não sabia de nada.

 

Foram perguntar aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas do povo a respeito deste nascimento. Os escribas disseram que um profeta chamado Miquéias profetizou que Belém da Judéia era o lugar onde ele iria nascer. Eles vieram para conhecer este rei dos judeus, mas Jesus e seus pais não estavam mais onde ele havia nascido, na estrebaria. Estavam em uma casa e eles os acharam e prostrando-se adoraram Jesus.

 

Bem, abriram seus presentes e ofertaram dádivas preciosas que costumavam ser presentes ofertados aos reis.

O Senhor revelou àqueles homens que não voltassem pelo mesmo caminho para junto de Herodes e eles obedeceram, porque Herodes queria que eles informassem onde estava o menino para matá-lo.

Os presentes entregues eram muito valiosos. Eles iriam precisar muito deles e Deus moveu o coração daqueles magos: Ouro, Incenso e Mirra. Isso não significa que dois, três ou mais magos estiveram com a criança. Quantos eram? Não importa.

Os magos voltaram e não passaram por Jerusalém e Herodes ficou furioso porque fora iludido por eles.

José e Maria fugiram para o Egito, certamente usando as dádivas que Jesus recebeu, porque o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos e disse-lhe: “… Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga, porque Herodes há de procurar o menino para o matar.”

 

LUCAS FALA MAIS

Os pastores receberam o anúncio do nascimento de Jesus

Ele contou que os pastores de ovelhas estavam nos campos e um anjo apareceu-lhes e a glória do Senhor os cercou de brilho. Uma coisa linda! Depois falou-lhes: “E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” – Lucas 2.10 a 14.

 

Importante: Onde achar o menino? Aqui nem palácio tem!

 

O que o texto lá em cima diz? O anjo disse: “… envolto em panos deitado num lugar onde o gado come, uma manjedoura.”

 

Apresentação de Jesus

 Quando os pais foram a Jerusalém para apresentá-lo no Templo, como se fazia com os meninos, apareceu um homem chamado Simeão. Ele foi direto ao Templo porque Deus tinha feito uma promessa de que ele não morreria antes de ver o menino, o Cristo.

Que fatos importantes sobre Jesus menino! Simeão, na hora da apresentação, tomou o menino em seus braços e louvou a Deus: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, Pois já os meus olhos viram a tua salvação.” – Lucas 2.29,30.

 

 Que profecia Simeão entregou ali! E a Palavra diz que Maria guardava tudo no seu coração.

Havia uma profetisa de quase 84 anos, Ana, que estava sempre no templo servindo a Deus em jejuns e orações noite e dia.

Na mesma hora em que Jesus estava nos braços de Simeão, Ana dava graças a Deus e testemunhava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém. Ela participou daquele acontecimento.

Lucas 2.25-38 – Que nascimento importante!

 

Jesus foi ao templo com seus pais

 Jesus vivia em Nazaré com José e Maria; depois outros filhos nasceram naquele lar abençoado. Lucas 8.19-21

A Palavra fala que Jesus foi para Nazaré e era um menino obediente e até a Palavra diz que ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. Hebreus 5.8.

Quando tinha doze anos foi a Jerusalém, na Páscoa, para adorar a Deus no Templo, com seus pais, pois se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre ele.

Na volta para casa seus pais o procuraram entre os irmãos que desciam de Jerusalém e não o acharam.

José e Maria voltaram para Jerusalém à procura dele. Já tinham andado bastante, três dias e quando o encontraram, estava no Templo assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os, e os doutores se admiravam das perguntas que ele fazia.

Prestem atenção: Jesus sabia da sua posição, tanto que ele era submisso aos pais e crescia em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Ele não estava ali no templo ensinando àqueles doutores, mas os ouvia e os interrogava e os doutores respondiam admirados com a sua inteligência.

Lucas 2.47 – A Palavra diz: E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.

 

Lucas 2.41-49 – A mãe lhe perguntou: “… Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.”

 

Ele respondeu: “Não sabíeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. Jesus desceu com eles, foram para Nazaré e era-lhes sujeito.

A sua mãe guardava tudo em seu coração.

Que belo testemunho de Jesus criança e adolescente!

Assim ele era preparado para, aos trinta anos, começar o seu ministério no qual testemunharia dos seus milagres e ensinos.

Não existe nenhuma explicação na Palavra para falar de Jesus menino e para adorar um Jesus menino.


Basta-nos saber daquilo que a Palavra ensina e estaremos prontos para testemunhar destas bênçãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário